top of page

Como atrair clientes para novos negócios?


Nos últimos anos, uma infinidade de pequenas empresas com propostas inovadoras surgiram para suprir as necessidades de um público que já não eram mais contempladas pelas grandes empresas. As primeiras startups, que surgiram entre 1996 e 2001 com o boom da internet, mostraram que é possível conquistar novos mercados com propostas diferentes de serviços ou produtos.

A revista Exame define as startups como “grupos de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza”. Este último aspecto, referente à incerteza de mercado, está diretamente ligado com a recepção do público a serviços ou modelos de negócio até então inexistentes. Neste cenário, é compreensível que o público tenha certa desconfiança diante de empresas que oferecem serviços diferenciados. Entretanto, é este o fator que muitas vezes impede as startups de crescerem e decolarem suas vendas.

Como conquistar a confiança de clientes para novos negócios?

1 - Seja didático

Sua startup deve ter em mente que a maioria de seus clientes em potencial realmente não sabem como seu serviço pode ajudá-los a solucionar um problema. Mesmo porque, muitas vezes, eles nem sabem que têm aquele problema. É preciso que você mostre para seu público, de forma extremamente didática, que eles têm um problema X e que você oferece uma solução Y, explicando os motivos por que a solução Y seja a melhor para o problema X. Mostre como seu serviço ou produto irá facilitar a vida de seu cliente. Essas informações precisam estar nos seus principais canais de comunicação, como o site da empresa, por exemplo.

2 - Mostre credibilidade e segurança

Quando uma empresa oferece um produto novo, é de se esperar que o público tenha um pouco de relutância em aceitá-lo, afinal eles estão acostumados com um modelo tradicional. Para solucionar este problema, você precisa mostrar que sua empresa é segura e tem credibilidade. Se seu negócio é online, por exemplo, você deve mostrar para seu público que possui os melhores certificados de segurança da rede e que os dados de seus clientes são devidamente protegidos. Você deve proporcionar segurança para seus clientes e, acima de tudo, fazer com que eles se sintam seguros adquirindo seu serviço.

3 - Apresente cases de sucesso

Uma ideia não tem a força de um exemplo. Além de mostrar para seu público-alvo qual é seu negócio, é importantíssimo que você também mostre como outras empresas se beneficiaram de seu serviço. No seu site, por exemplo, é interessante que você apresente quais clientes já trabalharam com você para que, inclusive, uma empresa interessada possa buscar referências de seu serviço. Deixe seu próprio trabalho ser uma ferramenta para atrair novos clientes.

4 - Treine seu staff

Para explicar a seu público como seu novo serviço funciona, é imprescindível que toda a sua empresa saiba como fazê-lo, principalmente o setor de relacionamento com o cliente. É preciso que toda a equipe da empresa tenha capacitação suficiente para tirar qualquer dúvida referente ao seu negócio, quantas vezes for preciso. Aqui também se incluem empregados que não lidam diretamente com o cliente, afinal, toda a empresa precisa estar alinhada com seu negócio.

5 - Invista em marketing

Paralelamente às ações sugeridas acima, é preciso que você invista massivamente em divulgação. Como já dito antes, muitas vezes seu cliente em potencial não sabe que tem um problema que pode ser resolvido por sua empresa. Você precisa delimitar seu público e fazer de tudo para que ele tome ciência de que os seus serviços são a única alternativa para ajudá-lo a solucionar determinada situação.

O seu negócio é uma startup ou trabalha com novos tipos de produtos ou serviços? Conte para a gente como sua empresa encara o desafio de atrair novos clientes!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page